Agronegócio corre risco de gargalo logístico nos próximos anos

Em matéria publicada no jornal Folha de S.Paulo, na seção Agrofolha, o estudo da Macroinfra alerta sobre o risco de um apagão logístico no agronegócio brasileiro. Atualmente, mais de 91% da capacidade portuária para granéis agrícolas está utilizada, ultrapassando o limite de segurança operacional.

Outro entrave apontado é a falta de diversidade dos modais para escoamento dos grãos produzidos no interior do país, com alta dependência do transporte rodoviário até os portos. Projetos em andamento para expansão portuária e ferrovia são essenciais para atender à crescente demanda até 2033, mas a busca por uma logística mais competitiva e eficiente é urgente.

Confira a entrevista aqui:

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/12/agronegocio-corre-risco-de-gargalo-logistico-nos-proximos-anos-diz-estudo.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa

O CEO da Macroinfra Consultores, Olivier Girard, foi entrevistado pelo Canal Rural para discutir sobre o estudo da Macroinfra que alerta sobre o risco de um apagão logístico no agronegócio brasileiro, que apontou mais de 91% da capacidade portuária para granéis agrícolas utilizada atualmente, ultrapassando o limite de segurança operacional dos portos.

Na reportagem, Girard comentou ainda sobre a alta dependência do transporte rodoviário até os portos e da importância dos projetos em andamento para expansão portuária e ferrovia como essenciais para atender à crescente demanda até 2033.

Confira a entrevista aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=BklUbqzWqrM