Macroinfra analisa Porto de Chancay em especial do Valor Econômico
O Porto de Chancay, no Peru, foi tema de reportagem da Revista Logística, do Valor Econômico, e a Macroinfra analisou os impactos do ambicioso projeto que promete transformar a logística entre a América do Sul e a Ásia.
De acordo com o sócio-diretor da Macroinfra, Olivier Girard, a infraestrutura terrestre ainda é um ponto crítico. "O porto tem potencial para ser um hub regional, mas sem conexões ferroviárias e rodoviárias eficientes, corre o risco de se tornar um gargalo em vez de uma solução."
Com investimentos de US$ 3,5 bilhões já realizados pela Cosco Shipping e a expectativa de reduzir em 10 dias o tempo de transporte marítimo para a China o impacto tanto do porto de Chancay como dos demais portos do Pacífico é nulo, tanto na entrada como na saída de mercadorias brasileiras (commodities e bens industrializados), em razão dos altos fretes, dos trâmites aduaneiros e, principalmente, das dificuldades e da falta de estrutura rodoviária e ferroviária para transpor a Cordilheira dos Andes.
Na Macroinfra acreditamos que o sucesso de empreendimentos dessa magnitude depende de uma abordagem integrada, que considere não apenas o terminal portuário, mas toda a cadeia logística envolvida.
Leia a matéria completa no Valor Econômico no link:
https://valor.globo.com/publicacoes/especiais/revista-logistica/noticia/2025/04/14/chancay-o-porto-com-projeto-auspicioso-mas-com-inicio-de-operacao-cheio-de-desafios.ghtml